sábado, 25 de maio de 2013

O Código do Imperador


O Código do Imperador é o oitavo livro da saga The 39 Clues. A série narra as aventuras dos irmãos órfãos Dan e Amy após descobrirem que fazem parte de uma das famílias mais poderosas e influentes do mundo: os Cahill.

 Depois que Grace, a avó e porto seguro dos irmãos morre, Dan e Amy precisam escolher entre um milhão de dólares (cada!) ou a primeira das 39 pistas para uma busca que pode torná-los as pessoas mais poderosas do mundo. Ao escolherem a pista ao invés do dinheiro, a Equipe 7 - como são chamados -  começa a competir com os demais clãs da família e saem em uma aventura ao redor do mundo com sua au pair Nellie e Saladin, o gato da falecida avó, passando pela França, Japão, Egito, Rússia, Austrália, África do Sul até chegar na China. Cada livro foi escrito por um autor diferente e esse foi pelo escrito canadense Gordon Korman.

O Código do Imperador é, assim como os demais livros da série, muito viciante. Uma vez que você o pega, não quer soltá-lo até acabar de ler (e quando acaba já quer correr pra livraria e comprar a continuação!).

Como todo mundo já sabe, pode-se aprender muitas coisas lendo, e mesmo esse sendo apenas um livro de aventura para adolescentes, dá para tirar muitas coisas interessantes sobre a cultura chinesa no decorrer da estória. O leitor fica super interessado e até começa a pesquisar para se envolver mais com o enredo. Dá até vontade de ir pra lá. Hmm...

O livro explora vários ambientes da China. O primeiro é a Cidade Proibida, onde Dan sai a procura de alguma pista deixada pelo imperador Pu Yi e quase vai preso. Um dos pontos turísticos mais importantes, A Muralha da China, também é destacado no livro. Mais do que somente citado, há uma explicação histórica sobre os motivos da criação da Muralha. Amy e sua au pair Nellie até derrubam o gato Saladin da grande muralha! Pobre mal egípcio...

E por último - mas nem por isso menos importante - um dos mais emocionantes locais que no livro trás como cenário é o monte Everest, onde Amy salva a vida de seu primo inglês, talvez um futuro par romântico, mas com certeza inimigo: Ian Kabra.

A parte do Everest é sem dúvidas a que mais impressiona o leitor. É como na frase dita por Annabeth (personagem de outra história, outra saga): "Mesmo a força às vezes tem que se curvar à sabedoria." Na cena do Everest ocorre uma grande batalha não apenas para sobreviver ao clima e a pressão hostil, mas também vencer a batalha entre razão e emoção, certo e errado. É no topo do Everest que Amy descobre quem ela realmente é.

Ps: Obrigado Joo pela revisão e correção. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário